Comissão de Saúde avança com aprovação de pareceres pertinentes para a saúde dos macapaenses

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 17/09/2025 13h25, última modificação 17/09/2025 14h33

A Comissão Permanente de Saúde (CPS) da Câmara Municipal de Macapá realizou nesta quarta-feira, 17, sua 5ª Reunião Extraordinária, na ocasião os vereadores deliberaram sobre temas de grande relevância para a saúde pública municipal. Sob a presidência do Vereador Alessandro (PDT), os membros da comissão presentes foram os vereadores Ezequias (PSD), Patrick Monte (MDB) e Elenice (Podemos).

A pauta principal (Ordem do Dia) concentrou-se na análise e votação de quatro pareceres.

Um dos primeiros itens aprovados foi o Parecer de relatoria da Vereadora Elenice que manifestou-se pela aprovação do PLO n.º 93/2025, de autoria do Vereador Ezequias, que visa instituir o Dia Municipal de Prevenção da Doença Renal Crônica. A medida busca aumentar a conscientização e promover ações preventivas contra essa condição de saúde.

Em seguida, o parecer apresentado pelo Vereador Patrick Monte, também foi aprovado. Este parecer analisou o PLO n.º 92/2025, de autoria do Vereador Banha Lobato (União Progressista), que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Saúde do Homem no Município de Macapá. A iniciativa visa fortalecer as políticas de atenção à saúde masculina na cidade.

Outro parecer de destaque foi de relatoria de Ezequias. O parecer opinou pela aprovação do PLO n.º 87/2025, de autoria do Vereador Cláudio Góes (Solidariedade), que propõe a instituição da Semana Municipal da Maternidade Atípica. Esta ação demonstra um olhar atento às necessidades de mães e famílias que enfrentam desafios específicos relacionados à maternidade.

E no final, a Comissão apreciou o Parecer de relatoria do Vereador Joselyo É Mais Saúde (PP). Este parecer recomendou a aprovação do PLO n.º 86/2025 de autoria do Vereador Daniel Theodoro (Rede), que institui a Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no âmbito municipal.

Texto: Mauro Santos - Secom CMM
Fotos Secom