Comandante do BOPE fala sobre o sistema de segurança pública na Tribuna da CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 16/02/2023 17h13, última modificação 16/02/2023 17h13

O tenente-coronel da PM, Michael Tarick Moraes da Cunha, comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Amapá, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá nesta quinta-feira, 16 de fevereiro, a convite do presidente da Casa de Leis, vereador Marcelo Dias (Solidariedade).

Na oportunidade, o comandante expor aos vereadores presentes na 4ª Sessão Ordinária, as principais ações desenvolvidas pelo Batalhão, principalmente no combate aos crimes de maior gravidade que exige ações enérgicas, estratégicas e técnicas por parte da polícia.

“É muito importante discutir segurança pública, principalmente aqui nesta Casa de Leis. Quando se investe em segurança pública se cria um ambiente estável para investimentos e acúmulo de riquezas, além de garantir a sensação de tranquilidade para toda a sociedade”, destacou o tenente-coronel.

Atualmente, o Bope possui um efetivo de 160 policiais. O batalhão está presente em todo o Estado do Amapá.

Marcelo Dias ressaltou que o BOPE tem papel fundamental no combate à criminalidade e na garantia da proteção e da segurança da sociedade. “É fato que o BOPE tem o total respeito e aceitação da nossa população que às vezes se sente coagida com o crescimento da criminalidade, mas onde o BOPE está presente, os faccionados não se criam”, completou o parlamentar.

Apoio - A maioria dos vereadores enalteceu o trabalho do BOPE no combate à criminalidade. Eles colocaram os mandatos a disposição do Batalhão para qualquer eventualidade.

O vereador Paulo Nery (Cidadania), vice-líder do prefeito Antônio Furlan na Câmara Municipal de Macapá, propôs inclusive, um reforço maior das ações da Polícia Militar nos distritos, especialmente em Santa Luzia e São Joaquim do Pacuí.

Louvor – Durante a Sessão, em nome de todos os vereadores, Maraína Martins (PL), propôs e conseguiu a aprovação, por unanimidade, de Votos de Louvor a toda corporação do Batalhão de Operações Especiais. O comandante do BOPE agradeceu ao presidente Marcelo Dias pelo convite e aos demais parlamentares pela deferência que fizeram a corporação.

Missão - O 5º Batalhão da Polícia Militar do Amapá, denominado Batalhão de Operações Especiais (BOPE), foi criado através do Decreto Lei nº. 6803, de 06 de dezembro de 2002, com o objetivo de apoiar o Comando Geral da PMAP e as unidades de áreas em ocorrências de maior grau de complexidade, que requeiram a atuação de uma tropa dotada de técnicas e armamentos especiais.

Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento