CMM homenageia professores do curso de Arquitetura Urbanismo da Unifap com Títulos Honoríficos e Moção de Aplausos
A Câmara Municipal de Macapá homenageou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, os professores e a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá. Os mestres receberam o Título Honorífico 'Mérito de Arquitetura e Urbanismo'. A iniciativa de consagração partiu do gabinete da vereadora Adrianna Ramos e é referente aos 20 anos da fundação do curso em Macapá.
“Nunca ocorreu um momento como esse nesta Casa de Leis, onde um curso celebra uma data tão importante. Uma Sessão Solene é o momento da mais alta honraria, é quando são reconhecidas as pessoas ilustres à sociedade, e aqui temos aqueles que fizeram e continuam fazendo a história da arquitetura e do urbanismo de Macapá e do Amapá”, declarou Adrianna Ramos.
A solenidade abriu a programação de celebração dos 20 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá, festividade coordenada pelo professor José Alberto Tostes, e que ocorre do dia 11 até 15 de dezembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Arquiteto e do Urbanista. Além dos Títulos Honoríficos, os educadores também receberam Moção de Aplausos.
“O curso não é importante somente para universidade, mas também para toda a sociedade. Hoje já temos mais de 500 profissionais que atuam em vários setores, e isso é um diferencial. Até 2010 não tínhamos nenhum profissional formado no Amapá, agora podemos ver a diferença nas paisagens da cidade e nos estudos urbanísticos", cravou o professor Tostes.
Também presente no evento de honraria, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifap, Dinah Tutyia, pontuou a atuação dos profissionais da área. “Nosso foco é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Projetamos praças com arborização adequada, pensamos na acessibilidade, desenvolvemos o plano diretor de uma cidade”, disse.
Ana Corina, professora de arquitetura e presidente do CAU-AP, salientou que antes da instauração do curso no estado, os arquitetos e urbanistas tinham que se formar fora, e acabavam absorvendo conhecimentos pertinentes sobre outras cidades. “Antes não se desenvolvia estudos sobre Macapá”, relembrou. Ao todo, 23 membros do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifap, entre professores e coordenadores, receberam a honraria no Plenário da Câmara Municipal de Macapá.
Texto: Wallace Fonseca
Fotos: Deco de França/Jaciguara Cruz