CMM concede Voto de Louvor a presidente do Movimento Nacional dos Ostomizados

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 23/12/2021 20h20, última modificação 23/12/2021 20h20

A Câmara Municipal de Macapá concedeu Votos de Louvor a senhora Ana Paula Batista, presidente do Movimento Nacional dos Ostomizados do Brasil. A entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22 de dezembro, no gabinete da presidência, com as presenças dos vereadores Marcelo Dias (Solidariedade), presidente da Casa, e Nelson Souza (PSD), que propôs a entrega da comenda.

Nelson Souza ressalta que a entrega da comenda é o reconhecimento simbólico da luta e da dedicação de Ana Paula Batista em prol dos ostomizados pelo país inteiro. “Desta forma, a nossa Câmara de Vereadores se rende a esta causa e reconhece a luta de todos os dirigentes das instituições que defendem esta bandeira”, completou o vereador.

Causa - Este ano, a Câmara de Vereadores abraçou a luta dos pacientes ostomizados em Macapá, com a realização de debates, aprovação de leis e o uso da Tribuna da Casa para tratar de temas relacionados aos ostomizados.

O vereador Nelson Souza, um dos protagonistas nesta causa destaca algumas destas conquistas, entre elas, a liberação de R$ 1 milhão de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto (PSD) para custear despesas com cirurgias de reversão da ostomia temporária. O recurso já está disponível em conta e as cirurgias iniciam no ano que vem. O parlamentar também é autor da lei que instituiu o “Dia Municipal dos Ostomizados”, celebrado dia 30 de agosto, e que insere a data no calendário oficial do município de Macapá. “A lei é mais é mais uma ferramenta no fortalecimento da luta dos ostomizados que ainda sofrem com o preconceito e discriminação por conta da condição de saúde que enfrentam”, declarou o parlamentar.

Reforço - Nelson Souza reforçou ainda que este ano a Prefeitura de Macapá autorizou a compra de aproximadamente 200 mil bolsas de colostomia para atender os pacientes ostomizados que residem na capital. “Esta luta não é do vereador Nelson Souza, é de todos nós, dos pacientes, dos familiares destes pacientes, da Câmara de Vereadores, da Prefeitura de Macapá e da sociedade em geral”, destacou.

Compromisso - O presidente da Casa, Marcelo Dias, reforça que, desde o início dos debates, na maioria das vezes protagonizados pelos mandatos dos vereadores Nelson Souza (PSD) e Claudiomar Rosa (Avante), os demais parlamentares abraçaram a causa. Marcelo Dias anuncia que conforme recursos previstos para o Legislativo Municipal, uma das prioridades da Casa para 2022 será a construção de um banheiro adaptado para pacientes ostomizados.

Atualmente, no Amapá, são cerca de 800 pacientes ostomizados e no Brasil este número sobe para mais de 400 mil. A solenidade contou ainda com as presenças de Rosilene Maria do Carmo, presidente da Associação dos Ostomizados do Amapá e demais pacientes.

Ana Paula Batista agradeceu a comenda e reconheceu os avanços que os pacientes ostomizados conquistaram no Amapá, com o apoio da Câmara de Vereadores de Macapá. “Recebo essa comenda como um grande presente de Natal. Essa Câmara de Vereadores tem feito o seu papel de garantir direitos a quem mais precisa”, observou.

Ascom/Nelson Souza
Foto: Jaciguara Cruz