CMM aprova PL de Claudiomar Rosa que cria a Campanha “Novembro Verde” .

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 21/09/2023 18h36, última modificação 21/09/2023 18h36

A aprovação aconteceu nesta quinta-feira, 21, durante a 49º Reunião Ordinária na Câmara de Vereadores de Macapá. De autoria do vereador Claudiomar Rosa (AVANTE), o Projeto de Lei foi uma solicitação da Associação dos Ostomizados do Amapá.

A matéria visa instituir uma campanha de conscientização e sensibilização da ostomia, a ser realizada, anualmente no mês de novembro. A pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho para a saída das fezes ou urina.

Segundo o parlamentar, “os ostomizados precisam de uma atenção especial do poder público, pois a higiene dessas pessoas é diferente da nossa higiene. É um banheiro apenas que vem com uma pia que é usada, especificamente, para a higiene dessas pessoas. Não é caro e não gera nenhuma despesa extraordinária para o município”, contou.

Claudiomar Rosa lembra que já existe uma lei, de sua autoria, que obriga a Prefeitura de Macapá a instalar esses banheiros em órgãos públicos do município.

“Eu apelo ao prefeito para que tenha um olhar especial para essa causa e construa nas UBS, escolas e repartições públicas esses banheiros. O prefeito Furlan tem que cumprir a lei para que essas pessoas possam ter mais dignidade para realizar a sua higienização de uma forma apropriada”, concluiu Claudiomar Rosa.

Texto: Ascom/Claudiomar Rosa
Foto: Jaciguara Cruz