CMM aprova Moção de Aplausos in memoriam ao saudoso Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 05/11/2021 19h36, última modificação 05/11/2021 19h36

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, Moção de Aplausos in memoriam a Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca, considerado o mestre da medicina natural. A votação foi na 30ª Sessão Ordinária da Casa, ocorrida nesta quinta-feira, 4 de novembro.

O pedido foi feito pela vereadora Adrianna Ramos (PSC), em reconhecimento a importante atuação e contribuição que Sacaca dispensou à medicina popular, principalmente na manipulação dos fitoterápicos da flora amazônica.

“Sacaca foi implacável e imbatível na saga de pesquisar, trabalhar, manipular e ajudar na cura de muitas pessoas, a partir do uso da fitoterapia. Ele era um exímio conhecedor da nossa floresta”, completa a vereadora.

Legado - Raimundo dos Santos Souza, o Sacaca, descendente de escravos africanos, foi um dos fundadores do Bairro do Laguinho. Herdada dos ancestrais, Sacaca tinha estreita relação com a natureza, em particular com a flora onde buscava a cura para as enfermidades que afetavam as pessoas à época. O mestre Sacaca tornou-se referência regional, nacional e internacional, a partir de estudos e manipulação de propriedades medicinais da Amazônia,, contribuindo com a elaboração de estudos e artigos científicos. “Dessa forma nada mais justo e necessário reconhecer as virtudes desse amapaense pioneiro, através da comenda que hoje lhe foi outorgada in memoriam”, destaca a parlamentar.

Iluminação - Na mesma sessão, a Câmara Municipal de Macapá, aprovou também requerimento da vereadora Adrianna Ramos, pedindo a troca de lâmpadas queimadas ao longo do canal do Beirol, cujo trecho indicado está completamente às escuras.

Ascom/Adrianna Ramos (PSC).