Chefes de gabinetes participam de treinamento sobre o Sistema Eletrônico LEGIS
Na manhã desta quinta-feira, 23, chefes de gabinetes e colaboradores de vereadores participaram de um treinamento sobre o Sistema Eletrônico LEGIS, no plenário da Câmara Municipal de Macapá. O sistema é base de apoio de todo o processo legislativo da Casa de Leis.
O objetivo é capacitar os profissionais para que possam utilizar o sistema nas atividades administrativas e legislativas desenvolvidas no dia a dia de um gabinete parlamentar. "Isso vai proporcionar maior agilidade no fluxo e trâmite de documentos, visto que tudo é informatizado", destacou o presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Pedro DaLua (União Brasil).
Segundo DaLua, o Sistema LEGIS é uma tecnologia que facilita todo o Processo Legislativo da Câmara de Vereadores, proporcionando mais agilidade na execução de serviços disponibilizados à população e na produção diária das atividades. "A informatização dos serviços ofertados a nossa população é um compromisso desta nova gestão da Câmara", destacou o parlamentar.
De acordo com Jonathan Sales, secretário Legislativo adjunto da CMM, o Sistema Legis informatiza e padroniza os trâmites legislativos, permitindo ao cidadão acompanhar as proposições apresentadas pelos vereadores desde o protocolo até a votação, sanção ou promulgação.
O LEGIS permite, ainda, elaboração virtual de proposições, organização das sessões plenárias, manutenção da base de leis e consultas às informações a respeito da Mesa Diretora, Comissões Permanentes, Ordem do Dia e etc.
Na sexta-feira, o treinamento vai ser direcionado especialmente aos vereadores que estão chegando pela primeira vez a Casa de Leis. Os parlamentares precisam ter domínio sobre o sistema, pois até mesmo a presença em plenário, bem como as votações, ocorre de forma informatizada.
Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz