CCJR aprova parecer de relatoria do vereador Banha Lobato sobre alteração na nomenclatura da Guarda Municipal de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 26/03/2025 14h29, última modificação 26/03/2025 14h29

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Câmara Municipal de Macapá aprovou, nesta quarta-feira (26), o parecer do relator vereador Banha Lobato (União Brasil), referente ao Projeto de Lei n° 015/2025-CMM. A proposta, de autoria do vereador Marcelo Dias (PRD), visa alterar a nomenclatura da Guarda Civil Municipal de Macapá para Guarda Civil Metropolitana de Macapá.

Em seu relatório, Banha Lobato destacou que a mudança no nome da corporação não altera suas atribuições, mantendo o compromisso com a proteção da população, dos bens, serviços e instalações municipais. Além disso, o projeto está em conformidade com a Lei Federal nº 13.022/2014, que estabelece normas gerais para as guardas municipais, e com o Recurso Extraordinário nº 608.588 do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhece a possibilidade de os guardas municipais se identificarem como “Polícia Municipal” devido às funções de policiamento ostensivo, preventivo e comunitário.

O vereador reforçou que a matéria possui interesse público e social, promovendo o fortalecimento institucional da Guarda Municipal sem interferir na estrutura da segurança pública prevista no artigo 144 da Constituição Federal.

“O projeto respeita os princípios da legalidade, juridicidade e boa técnica legislativa, estando apto para tramitação no Legislativo municipal”, destacou Banha Lobato.

Com a aprovação do parecer na CCJR, o PL segue agora para apreciação do plenário da Câmara Municipal de Macapá, onde será votado pelos vereadores.