Câmara realiza audiência pública e discute o direito a trabalho aos transportadores de cargas em Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 22/09/2023 18h14, última modificação 22/09/2023 18h14

A Câmara Municipal de Macapá realizou na manhã de sexta-feira, 22, audiência pública e debateu a situação de trabalhadores que foram demitidos pelas empresas transportadoras de cargas leves e pesadas no município. O vereador Claudiomar Rosa (Avante), autor do requerimento, abriu a audiência, mencionando que o objetivo foi debater e levar uma proposta ao prefeito Antônio Furlan (Podemos), para que seja feito alguma intervenção nas empresas prestadoras de serviço ao município, que demitiram os trabalhadores, para que voltem a empregar os profissionais.

“Esperamos que essa audiência pública sensibilize o prefeito e que ele venha a intervir a favor dos trabalhadores. E, este encontro é um canal buscando um diálogo com a Prefeitura de Macapá, mas não veio nenhum representante do município”, lamentou Claudiomar.

Outro parlamentar presente foi o vereador Pedro da Lua (PSC), que afirmou que esse espaço promovido pela audiência pública é a última instância na tentativa de diálogo com o Executivo Municipal, pois as demais não tiveram êxito.

O parlamentar ainda lembrou-se das propostas de campanha do prefeito Antônio Furlan: “O Prefeito prometeu 80 mil empregos, mas demitiu 150 trabalhadores”, afirmou o vereador.

O presidente da Cooperativa CopeCarga, Jádson Freitas, avalia a audiência como um sucesso. “A gente espera que, a partir de agora, haja mais sensibilidade do poder público. Esperamos encurtar os caminhos entre nós, os caçambeiros, e a Prefeitura de Macapá. Estamos reivindicando apenas trabalho”, enfatiza Jádson.

No final da audiência pública foram encaminhadas algumas propostas. Dentre elas: a articulação de uma reunião com o prefeito Antônio Furlan; a criação de um plano de financiamento para os trabalhadores adquirirem novos veículos; articular uma audiência pública na Assembleia Legislativa; criar uma comissão para acompanhar e divulgar na imprensa para sensibilizar à população sobre a luta dos trabalhadores e etc...

Texto: Ronaldo Batista/Ascom/Claudiomar Rosa
Fotos: Jaciguara Cruz