Câmara Municipal homenageia policiais que apreenderam fuzil americano em Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 22/05/2025 15h38, última modificação 22/05/2025 15h38

A sessão legislativa da Câmara Municipal, realizada nesta quinta-feira, 22, contou com a participação de policiais militares da Ronda Ostensiva Tática Motorizada (ROTAM), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Amapá, e do Serviço de Inteligência da PM.

Os militares foram homenageados pelos parlamentares de Macapá pela atuação em uma operação que resultou na apreensão de armamento de alto poder de fogo em posse do crime organizado.

O pedido de Votos de Louvor e Congratulações foi feito pelo presidente da Casa, vereador Pedro DaLua (União Brasil), e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.

Durante a Reunião Ordinária, o subcomandante da instituição, coronel Carlos Augusto, foi convidado a fazer uso da tribuna da Câmara. No discurso, agradeceu pela homenagem e destacou o trabalho realizado pelo batalhão especializado da PMAP em prol da segurança pública.

"Consideramos uma ocorrência icônica, diferente e que, ao mesmo tempo, mostra a presença das organizações criminosas no estado. Isso exige um nível de atenção das forças de segurança, como aconteceu na atuação da Rotam, uma tropa treinada para fazer o patrulhamento mais tático", acrescentou o subcomandante. 

Sobre a operação

A apreensão ocorreu no dia 29 de abril de 2025, na região conhecida como “Boeirinho”, na zona norte de Macapá. Durante a ação, foi apreendido, pela primeira vez no estado, um fuzil de fabricação americana, calibre 5.56 mm. Também foram retirados de circulação carregadores, munições, uma pistola e um veículo utilizado a favor de ações criminosas.

“O êxito dessa missão enaltece a Instituição Polícia Militar do Amapá, reforçando a credibilidade do BOPE perante a sociedade. Com esta homenagem, queremos reconhecer publicamente a bravura e a eficiência desses agentes que arriscam a vida para proteger a população amapaense”, concluiu DaLua.

Texto e fotos: SECOM/CMM