Câmara Municipal de Macapá inova ao implantar serviço de áudio-descrição nas transmissões das sessões legislativas

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 17/04/2023 21h42, última modificação 17/04/2023 21h42

Com o objetivo de garantir à acessibilidade as pessoas com deficiência, especialmente as aquelas cegas e com baixa visão, a Câmara Municipal de Macapá inova mais uma vez ao implantar o serviço de áudio-descrição durante as transmissões das sessões legislativas pelas redes sociais. A novidade passou a funcionar nesta terça-feira, 11 de abril, durante a 16ª Sessão Ordinária da Casa.

O novo serviço trata-se de uma faixa narrativa para pessoas com deficiência visual e baixa visão, extensivo às pessoas com deficiência intelectual, dislexia e idosos, além de consumidores de meios de comunicação visual. O recurso consiste num narrador que fala durante os pronunciamentos ou discursos dos vereadores, descrevendo o que está acontecendo em tempo real.

A descrição na tela é feita durante pausas naturais do áudio, nos diálogos e quando considerado necessário, é inserido o recurso. Detalhes como expressões faciais e corporais, descrição do ambiente, figurino, passagem de tempo e espaço, também fazem parte do áudio-descrição.

Para o presidente Marcelo Dias (Solidariedade), a implantação desse novo serviço de áudio-descrição garante a acessibilidade a todos. “Com isso, estamos levantando a bandeira da diversidade e inclusão através dos nossos serviços de acessibilidade que a Casa já dispõe, por exemplo, o de interpretação em libras (Língua Brasileira de Sinais)”, declarou o presidente.

A fala de um roteirista especializado em AD é inserida entre os diálogos, suprindo a função de informar o espectador que acompanha a sessão legislativa. Um desafio do áudio-descrição é priorizar o que é mais importante para os que usam a audição como principal canal de informação.

Atualmente, apenas o Tribunal de Justiça do Amapá e, agora, o Poder Legislativo Municipal trabalham com o serviço de áudio- descrição nas transmissões de suas sessões. A CMM já trabalha com o serviço de intepretação em libras para atender também deficientes surdos e auditivos.

Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento