Câmara Municipal de Macapá debate tarifa e qualidade da energia elétrica no Amapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 25/08/2023 17h43, última modificação 25/08/2023 17h43

O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), avaliou como positiva a audiência pública realizada nesta sexta-feira, 25 de agosto, que debateu o tema “A Energia no Amapá! A Tarifa é Justa?”. A proposta foi intermediar o diálogo entre as autoridades e consumidores com a concessionária Cea Equatorial, para buscar o entendimento sobre à questão energética e soluções para os problemas apontados.

Reclamações - As reclamações são muitas, vão desde a falta de qualidade no fornecimento de energia elétrica, corte em dias e horários inapropriados e, principalmente, aos valores praticados na tarifa. “O debate previa exatamente isso, tirar dúvidas com a Cea Equatorial e propor alternativas para que a população tenha as devidas respostas e, principalmente, tranquilidade na hora de pagar a tarifa de energia elétrica. Não queremos que o povo deixe de comer para pagar energia. Hoje, o que mais ouvimos é o povo dizendo ou eu como ou pago a energia”, ressaltou Marcelo Dias que presidiou a audiência pública.

Galerias - O evento lotou as galerias da CMM. Consumidores, lideranças comunitárias, vereadores de Macapá e dos municípios de Oiapoque, Amapá, Paracuuba e Itaubal, também participaram do debate. A mesa de trabalho foi composta por Marcelo Dias; deputado estadual Jack JK (Solidariedade); presidente da Cipemac, José Elia Rigamont, representando o prefeito de Macapá, Antônio Furlan; presidente da Câmara Municipal de Paracuuba, Lidiane Marques; vereadora de Itaubal, Ester Cândida; primeiro secretário da Câmara Municipal de Oiapoque, Reginaldo Marques; além do diretor de Relações Institucionais da Cea Equatorial, Marcos Pereira.

Repercussão - Membros da bancada federal do Amapá participaram virtualmente por meio de mensagens via WhatsApp e vídeos, se colocando a disposição para contribuir com o debate e buscar uma solução para a questão da redução da tarifa que tanto tem gerado reclamações por parte do consumidor amapaense. Foram eles: deputados federais Acácio Favacho, Dorinaldo Malafaia e Josenildo Abrantes, além do senador Lucas Barreto.

Dorinaldo Malafaia adiantou que já apresentou um Projeto de Lei na Câmara Federal que, se aprovado, vai isentar os estados produtores de energia, como o Amapá, da cobrança de bandeiras tarifárias.

Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento.