Câmara Municipal de Macapá debate projetos e indicações voltados ao esporte, segurança e serviços urbanos

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 14/08/2025 12h33, última modificação 14/08/2025 12h33

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 14 de agosto, a Câmara Municipal de Macapá debateu e apresentou uma série de Projetos de Lei (PLs), resoluções, moções e indicações. As matérias contemplam áreas como esporte, segurança pública e melhorias na infraestrutura da cidade, além de valorização de instituições.

Na área da segurança, o vereador Ruzivan (Republicanos) propôs a instalação de botões de pânico nas Unidades Básicas de Saúde, enquanto o vereador Japão (Solidariedade) indicou a necessidade de rondas ostensivas no Conjunto Habitacional Miracema, e o vereador Cláudio Góes (Solidariedade) solicitou reforço policial na frente da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Também no plenário, o vereador Banha Lobato (União Brasil) apresentou projeto para instituir os Jogos Municipais dos Idosos, e a vereadora Elenice (Podemos) propôs garantir a disponibilidade semanal de quadras e arenas esportivas para pessoas com deficiência auditiva e outras deficiências.

Ainda entre as proposições, os Projetos de Lei que declaram como utilidade pública instituições de relevância social, como o Trem Desportivo Clube, de autoria da vereadora Maraína Martins (Rede); a Associação dos Artesãos do Estado do Amapá, a Loja Maçônica Universitária Mensageiros da Paz e a Loja Maçônica Luz do Equador, estes de autoria do vereador Carlos Murilo (Podemos).

Outro destaque foi o Projeto de Resolução apresentado pelo vereador Daniel Theodoro (Rede), que cria o programa Conhecendo a Câmara Municipal”, com o objetivo de aproximar a comunidade do trabalho legislativo.

A sessão também aprovou moção de aplausos, de autoria do vereador Pedro DaLua (União Brasil), aos integrantes da Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (DENARC) do Estado do Amapá, em reconhecimento a atos de bravura.

As proposições seguem o processo legislativo, que envolvem análise das comissões competentes e, posteriormente, deliberação no plenário.

Texto e fotos: Secom CMM.