Câmara Municipal de Macapá aprova criação do “Disque Saúde Mental da Mulher”, projeto de autoria da vereadora Margleide Alfaia
Na manhã desta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Macapá aprovou o Projeto de Lei de autoria da vereadora Margleide Alfaia (PDT) que institui o “Disque Saúde Mental da Mulher” no município. O canal terá como objetivo oferecer apoio emocional e psicológico, de forma sigilosa e anônima, a mulheres em situação de vulnerabilidade ou adoecimento mental.
De acordo com o texto aprovado, o atendimento será realizado por profissionais voluntários e organizações da sociedade civil. Além da escuta qualificada, o serviço também fornecerá informações sobre os locais de referência para encaminhamentos em saúde mental, assistência social e atendimento às mulheres vítimas de violência.
A vereadora Margleide Alfaia destacou a relevância da iniciativa:
“Esse projeto nasce da necessidade urgente de criar um espaço de acolhimento para mulheres que muitas vezes não têm a quem recorrer. O ‘Disque Saúde Mental da Mulher’ será um canal de escuta, orientação e esperança, sem custos para o município, viabilizado por meio de parcerias e voluntariado. É sobre cuidar da vida e da dignidade das mulheres de Macapá”, afirmou.
A lei também determina que o serviço seja amplamente divulgado em locais de grande circulação, como terminais de ônibus, praças, unidades de saúde e meios digitais oficiais da Prefeitura e da Câmara Municipal.
Por não gerar despesas ao Executivo, o programa será implementado por meio de parcerias com universidades, entidades privadas e organizações não governamentais, garantindo viabilidade sem impacto nos cofres públicos.
Com a aprovação, Macapá dá mais um passo importante na criação de políticas públicas voltadas à saúde e proteção das mulheres, reforçando o compromisso com o bem-estar e a igualdade de gênero.
Texto: Ascom ver. Margleide
Foto: Secom CMM.