Câmara Municipal de Macapá apoia campanha Fevereiro Roxo.

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 10/02/2021 15h11, última modificação 10/02/2021 15h11

Fevereiro é o mês de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce da Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus. A Câmara Municipal de Macapá apoia e reforça a campanha Fevereiro Roxo, apontando a necessidade da oferta de exames para o a prevenção das respectivas doenças.

O lema da campanha é “Se não houver cura que, no mínimo, haja conforto”. Apesar de serem incuráveis, o portador precisa ter qualidade de vida. Por isso, a campanha, apoiada pela Câmara de Macapá, tem como foco compartilhar informações sobre sintomas e tratamentos disponíveis, e mostrar que o diagnóstico precoce ajuda a manter a qualidade de vida do paciente.

Lei Municipal – O vereador Marcelo Dias (Solidariedade) é autor da Lei Municipal que instituiu o Dia Municipal da Fibromialgia, a ser comemorado dia 12 de maio. “A proposta é incentivar e estimular a oferta deste serviço na rede pública municipal de saúde, de forma que as pessoas tenham acesso rápido ao diagnóstico”, ressalta o parlamentar.

Ele destaca que a data serve para reforçar as ações de mobilização e incentivo às campanhas contra a Fibromialgia. “Nós, vereadores, queremos que o tratamento dessas patologias seja oferecido e ampliado na rede pública de saúde do nosso município”, observou.

Fibromialgia - É uma doença silenciosa e de difícil diagnóstico, mais comum entre as mulheres. Não é detectável em exames laboratoriais, e muitas vezes é encarada como um transtorno apenas psicológico. As dores constantes podem até gerar depressão no paciente.

Alzheimer – Chamada também de Mal de Alzheimer, ficou conhecida erroneamente como “esclerose” ou Caduquice”. A gravidade da doença aumenta ao logo do tempo, sendo que a maioria dos portadores são idosos com idade superior a 65 anos.

Lúpus - É um distúrbio crônico que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso. A questão é que os anticorpos, quando em alta concentração, passam a atacar o próprio organismo, provocando inflamações e lesões em vários órgãos como rins, pulmões, pele e articulações.

Texto: Edi Wilson Silva

Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.