Câmara de Vereadores recebe representantes dos auxiliares educacionais na Tribuna da Casa

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 24/08/2022 00h12, última modificação 24/08/2022 00h12

Com o objetivo acelerar a tramitação para a votação de Projetos de Lei na área da Educação, os representantes da categoria usaram mais uma vez a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá. Os debates foram durante a 33ª Sessão Ordinária da Casa, ocorrida nesta terça-feira, 16 de agosto.

O primeiro foi Rosiwillian Costa Silva, representante dos servidores que atuam como auxiliares educacionais na Prefeitura Municipal de Macapá. O sindicalista defende a aprovação imediata do piso salarial da categoria.

Aprovação - Segundo Rosiwillian Silva, a aprovação do Projeto de Lei é imprescindível, visto que, segundo ele, atualmente existem servidores que ganham abaixo de um salário mínimo. “Há exatamente onze anos que nossa categoria é sempre excluída das negociações na hora de conceder os reajustes”, reclamou o servidor.

Ele ressalta que hoje são cerca de 940 colaboradores entre serventes, merendeiras, artificies, auxiliares de secretaria e de disciplina.

Extraordinária - Os servidores, aliados aos professores municipais, exigiam a realização imediata de uma Sessão Extraordinária para votar os PL´s que trata de benefícios salariais para as categorias. O presidente da CMM, vereador Marcelo Dias (Solidariedade) anunciou que aguarda os pareceres finais de duas comissões: Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CECD) e da Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO) para que a Casa realize ou não a Sessão Extraordinária para a votação das matérias.

Ciclismo - Na mesma sessão, também usou a Tribuna o professor Hélio Alessandro Silva de Araújo, membro do Grupo Trilha, voltado a passeios ciclísticos e ecoturismo no Amapá. Ele defendeu a melhoria da malha viária da capital, a partir da adoção de ciclovias e ciclofaixas que possam garantir maior segurança para os ciclistas.

Hélio também cobrou a aprovação do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana da cidade de Macapá, além de investimento na infraestrutura do trânsito e em campanhas educativas para o uso adequado do trânsito, inclusive os ciclistas.

Texto: Secom/CMM
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Jaciguara Cruz.