Câmara de Vereadores debate a expansão da Meliponicultura, na região do Mel da Pedreira

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 26/03/2024 15h34, última modificação 26/03/2024 15h34

O biólogo Richardson Ferreira Frazão, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá para tratar da cadeia produtiva da Meliponicultura (criação racional de abelhas sem ferrão), na região do Mel da Pedreira, na zona rural de Macapá. Ele veio a convite do vereador Marcelo Dias (PRD) e propôs apoio dos parlamentares para a expansão e exportação do produto para outros mercados. O debate foi nesta terça-feira, 26 de março na 11ª Sessão Ordinária da Casa.

Proposta - A proposta, segundo o biólogo, é sensibilizar o poder público para que crie mecanismos de incentivo a ampliação e exportação deste produto para outras regiões do país. “A Câmara de Vereadores tem papel decisivo neste contexto, a partir do incentivo a cadeia produtiva, desde a produção, ampliação, comercialização e exportação do mel”, completou.

Produção - Richardson Frazão ressaltou, a partir da criação de novos polos de criação abelhas na região do Mel da Pedreira e outras regiões adjacentes, Macapá terá condições de produzir até 30 toneladas de mel por ano. “O Mel da Pedreira precisa consolidar entre 3 a 5 toneladas/ano com pelo menos 3 mil colmeias, mas a nossa agroindústria instalada naquela região tem capacidade de até 30 toneladas anual”, explicou.

O biólogo foi além, ele acredita que a partir de uma cadeia produtiva alinhada, a indústria da produção de mel poderá produzir também outros derivados do mel de abelha como xaropes, expectorantes, pomadas, abastecendo inclusive farmácias.

A região do Mel da Pedreira conta atualmente com uma agroindústria e uma cooperativa de produção de mel. “O apoio e incentivo do poder público são indispensáveis para que possamos inclusive exportar mel de abelha em grande escala”, sintetizou.

Entusiasmo- O presidente Marcelo Dias, que recentemente visitou o projeto de Meliponicultura, na comunidade de Mel da Pedreira, enalteceu o projeto e principalmente a iniciativa dos apicultores daquela região. “Temos um tesouro aqui, em Macapá, que precisa ser apoiado, incentivado e explorado pelo poder público. A comunidade possui toda uma estrutura de beneficiamento e a produção, inclusive já chegou até fora do Brasil, quando turistas visitaram o Mel da Pedreira e levaram o mel, ali produzido”, destacou.

O vereador ressaltou que a vinda do biólogo a Tribuna da CMM é apenas o ponta pé inicial para que a população conheça o potencial deste trabalho, com a possibilidade de expansão para outros distritos de Macapá. “Quero te parabenizar Richardson e toda comunidade do Mel da Pedreira pelo excelente trabalho que estão realizando, pois isso vai trazer desenvolvimento, emprego, renda e melhor qualidade de vida aos moradores”, concluiu.

Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento