Câmara de Vereadores de Macapá abre ano legislativo de 2024

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 15/02/2024 16h31, última modificação 15/02/2024 16h31

A abertura dos trabalhos legislativos do 1º Período da IV Sessão Legislativa da XIII Legislatura da Câmara Municipal de Macapá (CMM) ocorreu nesta quinta-feira, 15 de fevereiro. Os vereadores retomam as sessões, contando com uma nova ferramenta tecnológica - o Sistema de Processo Legislativo Digital -, que vai facilitar desde o registro da presença do parlamentar em plenário até a tramitação e votação das matérias.

O prefeito da capital, Antônio Furlan (Podemos), usou a Tribuna da Casa e leu a mensagem do Executivo Municipal, fazendo um balanço dos três anos da gestão e falando das ações e projetos a serem executados neste ano. Em seu discurso aos vereadores, o gestor reconheceu publicamente a importância da Câmara Municipal de Macapá na aprovação célere de Projetos de Lei do Executivo Municipal em favor da sociedade macapaense.

O prefeito ressaltou ainda que a relação institucional entre os dois poderes se molda em um clima de respeito, reciprocidade e de empenho, focada nas ações e leis que possam contribuir para o desenvolvimento da sociedade e do bem estar das pessoas. “Quero frisar aqui o protagonismo desta Casa junto à gestão municipal”, declarou.

Furlan também destacou que a parceria com a Câmara Municipal, independentemente de parlamentares da base governista ou de oposição, tem resultado em importantes trabalhos em prol da população de Macapá. “Em nossas andanças pela cidade, a população também tem destacado a importância da presença dos vereadores nos bairros e na fiscalização e acompanhamento de nossas obras”, citou o gestor.

Por fim, o prefeito agradeceu ao presidente da CMM, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), pela relação respeitosa entre os dois poderes e aos demais vereadores no cumprimento do papel de legislar, fiscalizar, sugerir e apoiar a gestão municipal. “O apoio desta Casa de Leis na aprovação de nossas leis tem sido um divisor de águas para que possamos atuar com mais agilidade e compromisso com o nosso povo”, observou o prefeito.

O presidente Marcelo Dias se comprometeu novamente na atuação de uma Câmara Municipal célere, ética e focada na missão de fiscalizar, debater e propor ações e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da capital. “Temos uma relação de respeito com o Executivo. Hoje, a população reconhece o trabalho do prefeito e dos vereadores”, pontuou.

Marcelo Dias também destacou que a Câmara de Vereadores conseguiu reduzir de uma média de 120 dias para até duas semanas a tramitação e votação de Projetos de Leis do Executivo Municipal, de interesse da coletividade, demonstrando o compromisso com a população.

O presidente e demais parlamentares foram unânimes em reconhecer os avanços e as conquistas que Macapá tem vivenciado nos últimos três anos com o governo de Antônio Furlan.

Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento