Câmara de Macapá debate dificuldades enfrentadas por pacientes ostomizados no Amapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 23/02/2021 13h23, última modificação 23/02/2021 13h23

A problemática vivida por pacientes ostomizados no Amapá foi tema de debate durante o grande expediente da sessão desta terça-feira, 23, da Câmara Municipal de Macapá. Ostomizado é quem precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.

O vereador Nelson Souza (PSD), sensível à causa, conseguiu aprovar em regime de urgência requerimento para que a presidente da Associação dos Ostomizados do Amapá, Rosilete Maria do Carmo, fizesse uso da tribuna da Casa. As dificuldades relatadas por ela comoveu os vereadores.

Rosilete informou que existem cerca de 450 mil pacientes ostomizados no Brasil. Somente no Amapá, eles somam 750. “Aqui, nossa realidade é muito dura. Os ostomizados amapaenses vivem afastados do convívio familiar e social por falta de políticas públicas que garantam nossos direitos”, observou.

A presidente revelou que não existe a oferta de kit coletor na rede pública de saúde do estado nem do município. “Cada kit custa em média 90 reais. O kit precisa ser trocado de três em três dias. São como jogar 90 reais no lixo a cada três dias. Não temos condições de arcar com essa despesa. Por isso, muitos pacientes usam, de forma improvisada, sacolas plásticas e garrafas pet”, lamentou.

Rosilete disse ainda que o município também não oferece um polo de atendimento aos pacientes ostomizados. Não temos aqui, meio de coleta ou higienização adequada da bolsa de colostomia. “Apesar de existir uma lei, não temos sequer banheiros adaptados”, reclamou.

Atualmente, a associação luta para que a Secretaria de Saúde de Macapá dê andamento a uma licitação, parada deste a gestão passada, que vai garantir a compra de kit coletor. “Queremos apenas os nossos direitos e viver dignamente”, ressaltou.

O vereador Claudiomar Rosa (Avante) pediu aperte para informar que um projeto de lei, de sua autoria, está em fase de tramitação na Casa, para garantir esses direitos aos pacientes ostomizados. “Não tinha noção do sofrimento dessas pessoas”, frisou.

Nelson Souza afirmou que o debate trata-se de uma causa humanitária. O parlamentar anunciou que recebeu telefonema do senador Lucas Barreto (PSD), garantindo uma emenda no valor de 1 milhão de reais destinada para a realização de cirurgias de reversão de pacientes ostomizados no Amapá.

Ainda pediram apartes os vereadores Adriana Ramos (PSC), Carlos Murilo (PSL) e Marcelo Dias (Solidariedade). Todos parabenizaram a luta da presidente Rosilete e se colocaram à disposição da associação para buscar soluções e cobrar providências das autoridades de saúde.

Secom/CMM