Câmara de Macapá aprova moções de aplausos em reconhecimento a personalidades e instituições
Na sessão ordinária desta quinta-feira, 2 de outubro, a Câmara Municipal de Macapá aprovou três moções de aplausos e congratulações. As homenagens reconhecem contribuições relevantes em diferentes áreas da sociedade. As honrarias foram aprovadas pelos parlamentares e serão entregues em momento oportuno.
A Moção nº 038/25, de autoria do vereador Patrick Monte (MDB), destacou o Dia Municipal da Capoeira, celebrado em 4 de outubro, instituído pela Lei nº 1.717/2009. A homenagem se estende aos representantes do movimento cultural em Macapá, com destaque para os mestres Nonato e Grilo, que contribuíram para consolidar a essência da Ginga Tucuju. A proposição recebeu 16 votos favoráveis.
Já a Moção nº 039/25, apresentada pelo vereador Bruno Igreja (MDB), prestou reconhecimento à equipe ADR Fátima, em parceria com o Projeto Glicerão, pela conquista do título do Campeonato Amapaense de Basquete Sub-16, cuja final ocorreu no dia 28 de setembro de 2025. O ato de valorização ao esporte amapaense foi aprovado com 15 votos.
Por fim, a Moção nº 040/25, de iniciativa do vereador Pedro DaLua (União Progressista), concedeu aplausos ao secretário de Estado de Segurança Pública do Amapá e aos integrantes de forças policiais que atuam no combate ao crime organizado: Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (NEPOM), Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos da Polícia Civil (DENARC), Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil (CORE) e Diretoria de Inteligência da Polícia Militar (DI/PMAP).
A proposição, aprovada com 16 votos, tem por objetivo reconhecer e enaltecer a relevância e o impacto social da ação realizada na terça-feira, 30 de setembro, que culminou na apreensão de 11 fuzis AK-47, armas de alto poder de fogo e uso restrito, além de três espingardas, uma pistola, 66 munições e 65 quilos de drogas. Também foi apreendida uma embarcação utilizada pelo grupo criminoso. O material estava ocultado em área ribeirinha entre os municípios de Mazagão e Santana.
Com as deliberações, o Legislativo Municipal reforça seu papel de valorizar práticas culturais, conquistas esportivas e atos de bravura que contribuem para o desenvolvimento e a segurança da capital amapaense.
Texto: Érica Favacho - Secom CMM.
Fotos: Secom CMM.