Câmara aprova PL de Claudiomar Rosa que beneficia bombeiros civis

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 28/10/2022 02h10, última modificação 28/10/2022 02h10

Foi aprovado na 45ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira, 27, mais um Projeto de Lei de autoria do vereador Claudiomar Rosa (Avante). Desta vez, a matéria dispõe sobre a obrigatoriedade e a manutenção de equipe de brigada profissional composta por bombeiros civis em locais que circulam ou concentram público.

O PL tem o objetivo de dar mais proteção e segurança aos munícipes que frequentam os locais e estabelecimentos com número considerável de circulação de pessoas. Sendo assim, o Bombeiro Civil, é um componente fundamental e importante na segurança contra incêndio para proteção à vida, meio ambiente e do patrimônio em geral.

Para o bombeiro civil, Silvio Balieiro, é uma grande conquista para a categoria. “Sem dúvida vai abrir as portas para todos os brigadistas e bombeiros civis profissionais, porque a lei vem nos amparar com a obrigatoriedade a esses serviços em diversos estabelecimentos. Quero muito agradecer ao vereador Claudiomar que nos atendeu, tanto com o Projeto de Lei do Dia Municipal do Bombeiro Civil e agora com a lei que dar obrigatoriedade nos nossos serviços e assim abrir portas no mercado de trabalho para a nossa categoria”, disse.

O PL aprovado, por unanimidade, pela Casa de Leis, torna obrigatório a manutenção de equipe de brigada profissional composta por bombeiros civis nos seguintes estabelecimentos no âmbito do município de Macapá: Shopping centers; casas de shows e de espetáculos cuja capacidade de lotação seja de no mínimo 300 (trezentas) pessoas; hipermercados; grandes lojas de departamentos; campus universitários; além de locais e eventos que comportem mais de 300 pessoas.

Para Claudiomar Rosa, “os bombeiros civis têm sido importantes, até pela necessidade de uma segurança maior, e os bombeiros militares não podem estar dentro das sedes, boates, dos eventos e dos estádios. A presença dos bombeiros civis gera segurança e aumenta a possibilidade de trabalho, de gerar renda”.

O presidente da CMM, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), parabenizou o parlamentar, e relembrou outras leis, que vêm de encontro a proposta por Claudiomar Rosa. “Durante o meu mandato também tive uma ligação muito próxima aos bombeiros civis, obrigando a todos os clubes a ter um guarda-vidas que ainda não existia em Macapá, os clubes não tinham a menor reponsabilidade em ter um guarda-vidas, e também tiramos a obrigatoriedade da formação do Bombeiro Civil ser feita pelo Bombeiro Militar, agora com mais essa lei nós fechamos o pacote e o Bombeiro Civil tem cada vez mais o seu espaço para trabalhar”, finalizou Marcelo Dias.

Ascom/Claudiomar Rosa
Foto: Rosivaldo Nascimento