Banda de música do Corpo de Bombeiro faz apresentação na Câmara Municipal de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 03/12/2022 16h53, última modificação 03/12/2022 16h53

Protagonizada pela vereadora Maraína Martins (PL), a banda de música do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá participou da 54ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá realizada nesta quinta-feira, 1º de dezembro. Na oportunidade, o sargento Kelson Vilarins do Couto, usou a Tribuna da Casa para narrar a história da banda e apresentar o novo arranjo musical da canção do Corpo de Bombeiros do Amapá, composto por seis músicos da referida banda.

Maraína Martins ressaltou que o convite ao músico Kelson Vilarins do Couto para o uso da Tribuna, surgiu a partir da percepção da importância e da valorização que a banda merece. “A banda de música do Corpo de Bombeiros existe há 26 anos e tem com certeza uma bela história para ser contada”, completou a vereadora.

Destaque - A parlamentar destacou o talento artístico dos seis alunos do curso de Aperfeiçoamento de Músicos sargentos: Pedro Sales Júnior, Alex Bruno de Souza Vidal, Jasiel Gadelha Guedes, Luís Eugenio Monteiro, José Tarcísio da Silva e Kelson Vilarins de Couto. Foram eles, os responsáveis pela criação do novo arranjo musical da canção do Corpo de Bombeiro Militar, cuja letra foi escrita na década de 1990 pelo professor Tiago Fernandes (In memorian), pai do renovado cantor amapaense Fineias Nelluty, que participou do evento representando o pai.

Papel - A vereadora citou ainda que a banda tem importante papel institucional e até mesmo social com apresentação em eventos públicos, escolas e nos projetos sociais. “Não há quem não se emocione com as canções interpretadas pela banda do Corpo de Bombeiros”, citou a Maraína, reforçando que a banda tem protagonizado, por intermédio das músicas, o resgate do patriotismo, da história do Amapá e do sentimento de cidadania e de civilidade.

Ela comentou que a maior expectativa é pela realização de um concurso público para ampliar os componentes da banda, visto que atualmente apenas 13 militares integram a banda e alguns deles já estão na reserva remunerada.

Histórico- Na Tribuna da Casa, Kelson Vilarins do Couto resumiu os 26 anos de existência da banda - participando inclusive com apresentações em eventos institucionais e nos bairros de Macapá. “Por intermédio da música levamos um pouco de alegria as pessoas, visto que nossa missão é de salvar vidas, mas também devemos estar preparados para lidar com a dor das pessoas”, destacou o militar. Ele também reforçou a necessidade de concurso público para a contratação de novos músicos.

O coronel Wagner Coelho Pereira, comandante-geral da instituição, presente na Sessão Ordinária da Casa, também fez uso da Tribuna.

Ascom/Maraína Martins
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento