Audiência pública reúne representantes de comunidades do Maruanum para discutir criação de novo distrito

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 27/09/2022 12h36, última modificação 27/09/2022 12h36

O plenário da Câmara Municipal de Macapá recebeu na manhã desta sexta feira, 23 de setembro, lideranças e moradores das dezesseis comunidades localizadas no distrito do Maruanum. O objetivo foi discutir as demandas para o Projeto de Lei que pedirá a criação de um novo distrito em Macapá.

A audiência pública foi realizada por intermédio do vereador Edinoelson Careca (PROS) que está a frente de todo o processo de desmembramento dessas comunidades para o que já está sendo chamado de Distrito do Matapi. A principal alegação para a desvinculação dessas comunidades do atual distrito é a dificuldade enfrentada pelas famílias residentes nessas áreas aos serviços públicos, como atendimento à saúde e acesso à educação que trazem como conseqüência o distanciamento das ações do Poder Executivo, visto que muitas delas, ficam distantes da sede onde são oferecidos diversos serviços básicos. Nesse sentido, de acordo com as lideranças ouvidas, o desmembramento e posterior criação do Distrito do Matapi contribuirá para uma melhor qualidade de vida de todas as comunidades.

A presidente da Associação de moradores do Quilombo do Rosa, Joelma Menezes, onde residem em torno de 44 famílias, observa que essas comunidades sentem-se “esquecidas” pelo poder público, devido a grande ausência dos benefícios que deveriam alcançar a totalidade das centenas de famílias residentes nessa região do município. ”Percebemos que desmembrar nossas comunidades é a melhor solução para que possamos ter acesso aos serviços, pensando não somente em uma ou duas, mas todas as comunidades que enfrentam problemas semelhantes. Um exemplo dos empecilhos que enfrentamos é que atualmente só há um agente distrital para atender todo o Maruanum, o que resulta em ele não conhecer as nossas reais necessidades e atender satisfatoriamente a todas, até porque é um trabalho que necessita de mais de um agente distrital”, questionou.

O líder comunitário Alex Silva, residente na localidade Igarapé das Armas, ressalta que essas comunidades são muito carentes de ações do poder público: “Vivemos distantes das ações do poder municipal e precisamos que esse Projeto de Lei seja consolidado o quanto antes para que possamos ver nossas comunidades se desenvolverem. Só na minha comunidade residem cerca de 80 famílias e quando temos uma emergência médica precisamos enfrentar mais de uma hora de viagem até o posto mais próximo em Ilha Redonda, contando ainda com a sorte do ramal estar em condições adequadas de tráfego. O desmembramento para nós é essencial”, frisou.

Essa é a segunda audiência pública realizada pelo vereador para discussão sobre a criação do Distrito da região do Matapi. Inicialmente, a primeira audiência aconteceu junto às comunidades. Caso o novo distrito seja criado , o distrito do Maruanum que hoje conta com 34 comunidades passaria a ter 18 e o novo distrito seria formado pelas comunidades de Areal do Matapi, Formigueiro, Igarapé das Armas, São Tiago,Torrão do Matapi, Campina Grande, Quilombo do Rosa, Tessalônica, São Luis do Flexal, Ariri, São Francisco do Matapi, São Pedro Caranã, Km 18, Curralinho, Ilha Redonda e Carobal.

O vereador Edinoelson Careca destaca a importância da criação de um novo distrito: “Esse é um anseio das comunidades que sonham com essa transformação para vencerem as dificuldades que hoje enfrentam de acesso aos serviços públicos e essa audiência é fundamental para que isso se transforme em realidade. Uma reivindicação legítima para que as políticas públicas atinjam a todos como coleta regular de lixo doméstico, maquinas agrícolas, serviço de saúde e acesso à educação. Tenho certeza que os colegas parlamentares serão sensíveis a essas reivindicações e poderemos atender da melhor maneira a criação deste Projeto de Lei”, concluiu.

Secom/CMM
Foto: Rosivaldo Nascimento