Audiência Pública na CMM debate vivências para a evolução dos resultados das terapias para pessoas com autismo

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 18/06/2025 18h30, última modificação 18/06/2025 18h30

O Dia Municipal da Pessoa com Autismo, instituído pela Lei nº 2.016/2012-PMM, de autoria do vereador Marcelo Dias – que também coincide com o Dia Mundial do Orgulho Autista –, celebrado nesta quarta-feira, 18 de junho, foi marcado por trocas de experiências e conhecimentos sobre a evolução dos resultados das terapias para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As vivências foram debatidas durante a Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Macapá, com o tema: “Autismo: Desafios, Direitos e Inclusão”, promovida pelos vereadores Marcelo Dias (PRD) e Patrick Monte (MDB).

O objetivo foi dar visibilidade à causa autista e fomentar o debate sobre políticas públicas voltadas à inclusão e ao respeito às pessoas com TEA. A audiência reuniu representantes da sociedade civil, especialistas, famílias e instituições que atuam na causa, para ampliar a conscientização e contribuir com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

A mesa de autoridades foi composta pelos vereadores Marcelo Dias e Patrick Monte, pelo deputado estadual Jack JK, pelo subsecretário de Gestão Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, Reinaldo Martins, pela psicóloga Caren Góes, representando a Secretaria Municipal de Saúde, e pelo presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), advogado Cássio Clay.

O evento contou ainda com a participação de profissionais engajados na causa autista: Jean Ferreira, advogado especialista em Direito dos Autistas; Manoela Pinheiro, mãe atípica e defensora do uso da cannabis medicinal; Eduardo Mareco, profissional de Educação Física e Psicomotricista; Ingrid Dias, fonoaudióloga, mãe atípica e especialista em autismo; Oberdan Nunes Favacho de Lima, autista, servidor do SUAS e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; Jairo Santana, autista, advogado e conselheiro seccional da OAB/AP; e Rafael Sampaio, profissional de Educação Física e cuidador no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues.

Também participaram os vereadores Elenice Scherer, Alessandro Monteiro, Japão Bahia, Margleyde Alfaia, Maraína Martins, Banha Lobato, Joselyo e Mais Saúde, Bruno Igreja, Luany Favacho, Pastora Léia Pelaes, Gian do Nae e Ruzivan Pontes.

Texto: Ascom Ver. Marcelo Dias