Audiência Pública defende o fortalecimento da rede de atendimento para o tratamento oncológico infantil no Amapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 29/04/2023 01h41, última modificação 29/04/2023 01h41

Nesta sexta-feira, 28, aconteceu na Câmara Municipal de Macapá (CMM), a Audiência Pública “Desafios da luta contra o câncer Infantil em Macapá”, promovida pelo do vereador Claudiomar Rosa (AVANTE).

Ao longo do evento, representantes de Organizações Não-Governamentais e de entidades de luta contra o câncer relataram as dificuldades enfrentadas pelos pacientes e familiares no tratamento da doença.

Para Agenílson Silva, presidente da ONG Carlos Daniel, que é a referência quando o assunto é apoio às famílias e aos pacientes em tratamento de câncer infantil no Amapá, a rede de atendimento é precária e precisa ser melhor gerenciada pelos gestores. “A porta de entrada para o diagnóstico precoce são as Unidades Básicas de Saúde. Nesse sentido, é necessário capacitar os profissionais e acolher os pacientes com dignidade”, relata Agenílson.

O Juiz Marconi Pimenta, idealizador da Audiência Pública, ressaltou da urgência de executar políticas públicas que melhorem o tratamento do câncer infantil no Amapá. “O Amapá precisa que os entes políticos se unam e fortaleçam uma rede de apoio aos familiares e pacientes de câncer. Isso é urgente”, disse Marconi.

O governo do Amapá foi representado pela diretora assistente do Hospital da Criança e Adolescente, Ana Cláudia. Segundo a gestora, essa dificuldade enfrentada para fazer tratamento fora do estado será superada com o funcionamento de radioterapia no Amapá, daqui há 1 ano e meio, para todas as faixas etárias.

Claudiomar Rosa avaliou que a audiência pública é instrumento imprescindível para cobrar das autoridades que fortaleça uma rede de políticas públicas voltadas para o tratamento oncológico infantil. “A gente ouviu as demandas, os lamentos e as necessidades dessas pessoas. Tenho certeza que dessa reunião vão sair coisas produtivas, que as coisas vão fluir e vamos apresentar tudo o que foi relatado para todos os gestores públicos e, assim, buscarmos solução para o tratamento do câncer infantil no Amapá, concluiu o parlamentar.

Texto: Ascom/Claudiomar Rosa
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento