Audiência Pública debate a Educação Municipal em Macapá

por danielle.duarte — publicado 29/06/2017 15h01, última modificação 29/06/2017 15h01

Debater a Educação Municipal. Este foi o tema da audiência pública ocorrida nesta quarta-feira, 28, na Câmara Municipal de Macapá (CMM). O debate foi presidido pelo vereador Yuri Pelaes (PMDB). 

Durante o encontro foram tratados de diversos temas como o Plano Municipal de Educação, Gestão Democrática e  Plano de Cargos e Carreiras. O vereador Yuri Pelaes também apresentou Projeto de Lei, de sua autoria que prevê a criação do Núcleo de Apoio à Saúde do Professor Municipal.

Avaliação -Yuri Pelaes avaliou o debate positivo. A partir de debates como estes que são definidas propostas e prioridades que refletem os anseios de professores e trabalhadores da educação em geral.  

Entre as propostas defendidas pela categoria dos professores presentes a audiência pública destacam-se os pedidos para inclusão na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA) de 2018 à 2021, das demandas prioritárias da categoria como pagamento de plano de carreira, progressões, atualização do piso salarial, qualificação  profissional, entre outras.  

Opiniões- A professora Iara Marques defende um debate mais amplo sobre o Plano Municipal da Educação (PME) que contem metas especificas sobre a valorização dos professores. Neste sentido, o vereador Cláudio (PDT), ressaltou que estará atento a todos os debates e propostas da categoria. A vereadora Patriciana Guimarães (PRB) também reforçou o compromisso em continuar fiscalizando e visitando as escolas públicas com o objetivo de contribuir com a melhoria dos serviços prestados por esses estabelecimentos. 
Participaram ainda da audiência pública os vereadores Gian do Nae (PT do B), Rinaldo Martins (PSOL), Pastor Didio Silva (PRP) e Diogo Senior (PMB).