Aprovado PL que cria o Dia Municipal do Tambor de Mina Pai Aurélio em Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 27/03/2024 11h51, última modificação 27/03/2024 11h51

A Câmara de Vereadores de Macapá aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei n°004/24 – CMM, que cria o Dia Municipal do Tambor de Mina Pai Aurélio, a ser comemorado no dia 13 de junho.

De autoria do vereador Claudiomar Rosa (AVANTE), a celebração proposta tem como objetivo principal, a conscientização sobre a importância do Tambor de Mina na sociedade, enfatizando a defesa de seus direitos, o pleno exercício da cidadania, assim como garantir a preservação e divulgação da cultura tradicional das religiões de Matrizes Africanas que ocupam o território macapaense, como fonte primordial de sua identidade.

“Hoje foi um dia histórico, um dia importante para as nossas comemorações. A gente precisa respeitar as religiões de Matrizes Africanas, porque tem tudo a ver com a nossa história, com o nosso povo, com a nossa raça”, celebrou o parlamentar.

Segundo a lei, o Poder Executivo municipal incentivará a promoção de atividades sobre a história, a existência e a presença do tambor de mina no Município de Macapá, como parte integrante das comemorações do aniversário da cidade.

Sugere-se, ainda, que a Lei seja nomeada “Pai Aurélio” em homenagem à memória do senhor ANTÔNIO MACIEL BRAGA, em reconhecimento ao legado, à história e ao trabalho realizado em favor das comunidades Religiosa de Matrizes Africanas, em Macapá.

O PL foi aprovado na terça-feira, 26, durante a 11° Reunião Ordinária.

Ascom/Claudiomar Rosa
Fotos: Jaciguara Crus/Rosivaldo Nascimento