Agentes de defesa ambiental do município buscam apoio da Câmara Municipal de Macapá para continuar com a fiscalização noturna

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 05/11/2021 19h39, última modificação 05/11/2021 19h39

O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), recebeu na manhã desta sexta-feira, 5 de novembro, um grupo de agentes de defesa ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). Os agentes vieram relatar alguns problemas que a categoria vem enfrentando atualmente para realizar o trabalho de fiscalização, especialmente durante a noite, na cidade.

Os agentes denunciaram que a fiscalização ambiental, durante a noite na capital, está paralisada desde a última sexta-feira. Com isso, festas com som alto e fora do horário estabelecido pelos decretos estadual e municipal estão acontecendo livremente.

Os agentes cobram do município o pagamento integral de horas extras pela jornada de trabalho. Segundo eles, atualmente, a Semam diminuiu o horário da fiscalização que, antes, ia até às 5 horas da manhã para no máximo 1 hora da madrugada.

Com isso, houve uma redução nas horas extras em torno de 80%, o que vem prejudicando os trabalhadores. “Diante disso, resolvemos paralisar a fiscalização por completo durante a noite, já que o trabalho extra é opcional. Queremos continuar trabalhando na noite, mas queremos também o retorno das horas extras dos plantões noturnos, conforme determina o Plano Diretor do município”, disse um dos agentes.

O presidente Marcelo Dias ouviu atentamente as queixas dos agentes e se comprometeu em marcar uma reunião com o prefeito Antônio Fulan para trata do assunto. “Vamos intermediar essa reunião entre os agentes e o prefeito para que possam dialogar e, assim, chegar a uma solução para as demandas apontadas”, concluiu o vereador.

Secom/CMM
Foto: Secom