Adrianna Ramos defende capacitação e treinamento para profissionais da saúde visando identificar precocemente o câncer infanto-juvenil

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 29/09/2021 11h23, última modificação 29/09/2021 11h23

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 28 de setembro, a Câmara Municipal de Macapá aprovou cinco matérias de autoria da vereadora Adrianna Ramos (PSC).

Dentre as proposituras aprovadas, a parlamentar solicita à Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), capacitação e treinamento para médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares e técnicos de enfermagem e em saúde bucal, agentes comunitários, residentes e estudantes de medicina e enfermagem para estarem aptos a detectar os primeiros sinais do câncer infanto-juvenil, facilitando um diagnóstico precoce e aumentando a expectativa de melhora e cura dos pacientes. Em seu requerimento, foi sugerido que seja feita parceria junto de alguma instituição com expertise no assunto, permitindo a melhor capacitação destes profissionais.

"O propósito da solicitação, que faz relação ao Setembro Dourado, é alertar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde para identificar precocemente o câncer em crianças e adolescentes, capacitando-os para realização do diagnóstico precoce, de forma a possibilitar o encaminhamento para centros de referência em tempo oportuno", destacou a vereadora em sua justificativa.

Na mesma sessão, a parlamentar teve ainda aprovado outros dois requerimentos defendendo nova sinalização e melhorias na infraestrutura de pontos dos bairros Santa Rita e Pacoval, endereçados à Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac) e à Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), respectivamente.

Por fim, teve aprovada duas indicações, uma endereçada à Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (SEAFRO), solicitando informações acerca do quantitativo e da localização das comunidades quilombolas, e outra encaminhada à Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEINF), requerendo a revitalização da quadra de esportes do Bairro Alvorada.

Ascom/Adrianna Ramos