38ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores aprova projeto da vereadora Luany Favacho sobre negócios de impacto
A Câmara Municipal de Macapá realizou, nesta Terça-feira (12), a 38ª Sessão Ordinária, com pautas voltadas ao fortalecimento da economia e ao incentivo à inovação. O destaque foi a aprovação do Projeto de Lei Ordinária nº 060/25, de autoria da vereadora Luany Favacho, que institui a Política Municipal de Negócios de Impacto. A iniciativa recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (nº 083/2025-CMM) e da Comissão Permanente de Indústria e Comércio (nº 004/2025-CMM), ambas recomendando sua aprovação.
O objetivo da lei é fomentar iniciativas empresariais que combinem retorno financeiro com impacto socioambiental positivo e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo sustentabilidade financeira com impacto de lucro. Esses negócios podem incluir empresas que desenvolvem soluções para gestão de resíduos e inclusão social, iniciativas na área da saúde com serviços acessíveis e de qualidade, além de empreendimentos que ampliam o acesso à cultura e à educação.
O tema ganha ainda mais relevância diante da realização da COP30 na Amazônia, momento em que o mundo volta seus olhos para a região e para soluções sustentáveis de desenvolvimento. A proposta de Luany Favacho se conecta diretamente com este cenário ao impulsionar cooperativas e startups amazônidas, fortalecendo negócios comprometidos com práticas ESG, (Environmental, Social and Governance). Mostrando o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, e criando um ecossistema favorável para que a economia local cresça de forma inclusiva e sustentável.
Com a aprovação, Macapá dá um passo importante para consolidar-se como referência em negócios de impacto, atraindo investimentos, gerando empregos e promovendo transformação social e ambiental.
Texto e foto: Ascom/Ver. Luany Favacho