Câmara Municipal de Macapá reúne autoridades e representantes de ONGs em debate sobre bem-estar animal
O bem-estar dos animais errantes foi debatido em audiência pública realizada nesta sexta-feira, 23 de maio, na Câmara Municipal de Macapá. O diálogo foi proposto pelo vereador Pedro DaLua (União Brasil).
O encontro reuniu autoridades, técnicos, representantes de ONGs e ativistas protetores.
O objetivo da audiência foi analisar aspectos técnicos necessários para viabilizar políticas públicas que consigam proteger os animais em situação de rua. Além disso, propor mecanismos que atendam tutores e entidades envolvidas no cuidado e defesa da causa.
Em seu discurso, DaLua destacou a relevância da mobilização parlamentar para buscar soluções que coibam os maus-tratos aos animais. "É questão de saúde pública do município de Macapá. Nesta audiência queremos dar encaminhamentos para a resolução do problema", declarou DaLua.
O vereadores Margleide Alfaia (PDT), Joselyo "é Mais Saúde" (PP), Patrick Monte (MDB) e Marcelo Dias (PRD) também participaram do debate.
A mesa de honra foi composta pela secretária de estado do bem-estar animal, Laudenice Monteiro; o secretário municipal de vigilância em saúde, Gilmar Miranda Domingues; o titular da 8ª Delegacia de Polícia da Capital, Alan Moutinho; o diretor do Hospital Veterinário Público de Macapá, José Renato Ribeiro; a secretária adjunta da assistência social do estado, Ivone Chagas; e a vice-presidente da ONG Gateiros Tucujús, Jessica Sodré.
A protetora de animais, Jéssica Sodré, falou da importância do debate proposto. "É alarmante o que vem acontecendo na cidade em relação aos animais em situação de rua. Não e só cachorro, não e só gato, mas o que representam para as pessoas. Não temos políticas públicas eficazes que abranjam atendimento veterinário e castração, por exemplo", completou a ativista.
Texto e fotos: SECOM CMM