Necessidade de terapias e desenvolvimento integral de autistas são pautas durante audiência pública na CMM

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 29/04/2023 01h31, última modificação 29/04/2023 01h31

Nesta segunda-feira, 24, aconteceu, no Plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM), a Audiência Pública “Autismo: necessidades, perspectivas e a realidade das políticas públicas em Macapá”, realizada pelo vereador Dudu Tavares (PDT).

Durante o evento, aconteceram depoimentos e relatos de pessoas autistas, de famílias atípicas, representantes de entidades, além da presença de grandes profissionais especialistas em autismo, que testemunham as dificuldades diárias dessas pessoas, tanto na esfera pública, quanto na rede privada de atendimentos em Saúde e Educação.

Dentre as necessidades apontadas pelas pessoas atípicas presentes, está o atendimento multiprofissional pós-diagnóstico, a efetividade da Educação Especial, o desenvolvimento das habilidades, a inclusão de jovens e adultos autistas na Universidade, no mercado de trabalho, no serviço público.

Fábio Gonçalves, presidente da ONG Constelação Azul, pessoa autista e pai de autistas, relatou sobre o cenário de atendimentos especializados.

“O diagnóstico, quando chega numa família, é devastador. E é só o começo. O que nós mais precisamos são as intervenções, as terapias. E no momento, não temos vagas imediatas, nem pra crianças, nem para adultos autistas”, lamentou Fábio.

Laryssa Nogueira, 23 anos, universitária e pessoa autista, lembrou que é urgente perceber e conceber políticas públicas para autistas em idade adulta.

“Eu estou me formando. E a parte do emprego? E os concursos públicos? Para pessoa com deficiência serão quantas vagas? Uma? Na iniciativa privada abrem vagas para pessoa com deficiência em cargos subalternos. Não pensam que pessoas autistas podem fazer um serviço tão bom quanto neurotípicos e liderar uma equipe. Temos que pensar a pessoa autista em cargos grandes”, externou a jovem Laryssa.

Emocionada, Laryssa lembrou que, com o acompanhamento necessário, o irmão Washington Nogueira, de 25 anos, progrediu do nível 3 de suporte para o nível 2 de suporte.

“Tudo que nós precisamos no Amapá e no mundo todo é justamente dessa inclusão, desse estímulo para que a pessoa consiga conquistar seu sucesso profissional, realizar seus objetivos”, frisou a universitária.

O vereador Dudu Tavares, idealizador da Audiência Pública, é um dos ativistas pela causa no Legislativo Municipal e autor da Lei 2.455/21, que instituiu a Semana Municipal de Conscientização do Autismo em Macapá. Ele reforçou seu compromisso em seguir fiscalizando, cobrando e propondo aos Poderes - principalmente ao Executivo Municipal -, que aperfeiçoem a gestão de modo a perceber e cuidar da pessoa autista na sua totalidade.

“É dialogando e transformando tudo o que discutimos hoje, em proposituras, ações e cobrando do Poder Público, que vamos construindo uma sociedade mais justa e inclusiva, para que essas famílias tenham qualidade de vida, direitos assegurados e a oportunidade de desenvolvimento integral para a pessoa autista ”, reforçou o vereador.

Ascom/Dudu Tavares
Texto: Eloisy Santos
Fotos: Ruan Alves