Em alusão ao Dia Municipal da Dança, presidente Marcelo Dias abre a Tribuna da CMM para a bailarina Cleide Façanha

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 29/04/2023 01h35, última modificação 29/04/2023 01h35

Em alusão ao Dia Municipal da Dança, celebrado no próximo sábado, dia 29 de abril - (Lei 2.181/2015) -, de autoria do vereador Marcelo Dias (Solidariedade), a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá recebeu a professora de dança e bailarina Cleide Façanha, durante a 21ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 27 de abril.

Dança- Convidada pelo Marcelo Dias, Cleide Façanha ressaltou a importância da dança na vida das pessoas, inclusive como terapia para algumas doenças. Ela destacou que a lei criada pelo presidente tem sido importante para o segmento cultural.

A bailarina destacou ainda que várias portas se abriram a partir da criação do Dia Municipal da Dança. “A atitude do vereador Marcelo Dias em criar esta lei foi decisiva para ajudar na projeção que o nosso segmento precisava”, completou

Cleide Façanha enfatizou que o Plano Estadual da Dança tem sido um dos pilares debatidos pelo segmento, pauta que norteia as diretrizes, ações e metas para a categoria. Ela defende que uma das pautas é a reabertura do Teatro Municipal, que atualmente se encontra fechado. A proposta seria receber espetáculos, festivais e torneios de dança da capital, além de outros espetáculos.

Valorização – A bailarina pontuou que a dança está em vários lugares, escolas públicas e particulares, comunidades, bairros, conjuntos residenciais, projetos itinerantes, entre outros. Ela defende que o Amapá precisa inserir na grade escolar o curso técnico de dança, visto que a maioria dos estados brasileiros ofertam cursos de dança, graduação, pós-graduação e mestrado em dança.

Perfil – Cleide Façanha solicitou apoio dos parlamentares para que o segmento da dança em Macapá seja mais valorizado. A bailarina é diretora artística, especialista em dança educacional, coreógrafa premiada dentro e fora do Estado do Amapá, ex-presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do Amapá (CEPC), delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Amapá (CBDD), membro e consultora técnica da Comissão Setorial de Dança do Amapá, bailarina, professora, produtora cultural, pesquisadora, A/R/Tógrafa, fitter em sapatilhas de pontas, idealizadora do Projeto Andança (Afuá/PA), idealizadora e parceira do Projeto Dançando nas Passarelas, coreógrafa e diretora artística da ARCES Piratas da Batucada, membro da Graham Cia de Dança (há 27 anos em atividade), proprietária da Casa Dança e da Flor Dança.

Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento