Vereadora Janete Capiberibe faz pronunciamento sobre o Dia da África, comemorado em 25 de maio.

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 26/05/2022 22h26, última modificação 26/05/2022 22h26

Na 20ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 24 de maio, José Raimundo de Silva Souza, conhecido popularmente como Dô no Amapá, foi convidado para usar a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá e falar da importância da data do dia 25 de maio. O convite partiu do vereador Claudiomar Rosa (Avante).

Dó é o segundo presidente da Academia de Batuque e Marabaixo do Amapá, fundada em 2018. A entidade tem a finalidade de trazer o reconhecimento da população e das pessoas que trabalham com fins culturais, mais informações que ao longo do tempo foram esquecidas e, principalmente, aquelas esquecidas.

Segundo ele, o 25 de maio é uma data muito importante, pois, a partir do ano que vem, a deputada estadual Cristina Almeida (PSB) fez um Projeto de Lei, criando não somente o Dia do Marabaixo, mas também a Semana da África, que será comemorada no Amapá, no período de 19 a 25 de maio.

Na ocasião, a vereadora Janete Capiberibe se pronunciou na sessão para falar da importância da comemoração da data do dia 25 de maio. Segundo ela, o povo do nosso estado, cuja maioria é negra e que o tombamento do dia 25 de maio de 1963 como o Dia da África, foi um passo muito importante, quando foi criada a Organização da Unidade Africana na Etiópia, com o objetivo de defender e emancipar o continente africano.

Janete já morou na África e lá, ajudava crianças a ler e escrever, numa época muito difícil daquele país.

Ascom/Janete Capiberibe
Foto: Jaciguara Cruz