Vereador Zeca coloca em pauta Projeto de Lei Instituindo o “Dia Municipal de Conscientização e Orientação sobre o Vitiligo

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 08/10/2021 13h29, última modificação 08/10/2021 13h29

Tramita na Câmara Municipal de Macapá o Projeto de Lei que institui o Dia Municipal de Consciencialização e Orientação do Vitiligo. A iniciativa é do vereador progressista Zeca.

O vereador defendeu o Projeto de Lei. “A data é de suma importância para conscientizar a nossa sociedade macapaense, visto que a doença não tem cura, mas tem tratamento e não é contagiosa. Dessa forma é possível contribuir para a diminuição do preconceito que ainda existe em nossa sociedade. Isso jamais deveria acontecer“, disse Zeca.

Brasil

No Brasil, o vitiligo é comum e se desenvolve em aproximadamente 150 mil pessoas por ano. A doença causa a despigmentação da pele e pode atingir diversas áreas do corpo aleatoriamente, causando manchas brancas e indolores. Isso ocorre porque as células produtoras de pigmento morrem ou deixam de funcionar corretamente. O tratamento pode ajudar, mas não existe cura ainda.

No Amapá existem 57 pessoas em tratamento no Centro Referenciado da doença.

Ascom/vereador Zeca