Vereador Yuri Pelaes preside debate que defende a preservação da Amazônia Legal

por adrianaramos — publicado 30/09/2019 15h11, última modificação 30/09/2019 15h11

Palestras importantes em defesa da Amazônia marcaram a audiência pública, ocorrida nesta sexta-feira, 27, no plenário da Câmara Municipal de Macapá. O tema em debate foi “Defesa da Amazônia e soluções sustentáveis para o meio ambiente”. O protagonista do debate foi o vereador Yuri Pelaes (MDB).

Yuri Pelaes ressalta que a Amazônia enfrenta problemas gravíssimos como queimadas, devastação, extração ilegal de minério e madeira, e poluição ambiental. “Precisamos dar um basta nisso tudo. O planeta precisa de ajuda, a Amazônia precisa de nós. É a partir destes debates, das audiências públicas que surgem ideais, propostas, projetos e pactuações por uma Amazônia mais preservada, equilibrada e com equidade social”.

OPINIÃO- O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), um dos palestrantes no encontro, defende uma Amazônia com sustentabilidade, desenvolvimento econômico e social, fortalecendo o agronegócio, extrativismo e agropecuária, mas com respeito ao meio ambiente. “O debate reforça o nível de conscientização. Debater a Amazônia é uma tarefa de todos nós, nas escolas, associações, igrejas, sindicatos e com as populações tradicionais”.

Camilo Capiberibe defende entre outras propostas, o repasse de R$ 500 milhões dos recursos do Fundo da Amazônia para investir em pesquisas nas universidades públicas brasileiras. O Fundo da Amazônia tem disponível R$ 1, 5 bilhão.

O debate teve ainda a contribuição dos palestrantes Paulo Sérgio Sampaio Figueira, Antônio da Justa Feijão e Alberto Pereira Góes. Os três com vasta experiência em ações, debates e serviços prestados em defesa da Amazônia Legal.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Jaciguara Cruz.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.