Vereador Nelson Souza sugere busca ativa para identificar pacientes ostomizados

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 27/05/2022 13h20, última modificação 27/05/2022 13h20

O vereador Nelson Souza (PSD) propôs a secretária municipal de Saúde, Erica Aranha de Souza Aymoré, à realização de uma busca ativa de pacientes ostomizados na capital. O apelo foi feito no momento em que Erica Aymoré usava a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá, na quinta-feira, 26 de maio, para fazer uma prestação de contas das ações da saúde municipal.

Busca Ativa - Segundo o parlamentar, atualmente, existem muitas dificuldades para a identificação de um paciente ostomizado, que muitas vezes por enfrentar preconceito e discriminação em público, opta por ficar “recluso”. Neste sentido, o vereador sugere um serviço de busca ativa destes pacientes, visto que o número de pessoas ostomizadas é bem maior que a quantidade de pacientes assistidos pelo sistema de saúde.

Anexo - Nelson também destaca a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) investir na melhoria dos Postos de Saúde disponíveis no arquipélago Bailique. Ele, inclusive, pediu apoio de Erica Aymoré para dar agilidade ao projeto de construção de um anexo de um Posto de Saúde, na comunidade de Livramento.

O vereador disponibilizou R$ 115 mil reais de emenda impositiva para a execução da obra.

Ascom/Nelson Souza
Foto: Jaciguara Cruz