Vereador Nelson Souza destaca a luta em favor dos Ostomizados na Câmara Municipal de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 17/11/2021 01h46, última modificação 17/11/2021 01h46

O vereador Nelson Souza (PSD), um dos principais defensores da causa dos ostomizados na capital Macapá, se manifestou nesta terça-feira, 16 de novembro, a respeito do Dia Nacional dos Ostomizados, data criada pela lei Nº 11.506/2007, cujo objetivo é fortalecer a luta contra o preconceito e a desinformação. A iniciativa faz parte da campanha Novembro Verde - Mês de Conscientização da Ostomia -. A manifestação do parlamentar foi durante a 33ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá.

Visibilidade - Nelson Souza destaca que a proposta é ampliar e gerar mais visibilidade das pessoas com ostomia, a partir de iniciativas e atividades focadas na inclusão e no acesso a políticas públicas efetivas, e que promovam qualidade de vida e dignidade para os ostomizados. “O nosso mandato tem se pautado na luta dos ostomizados aqui, em Macapá. Temos insistido na efetivação de políticas públicas e da quebra de preconceitos e de tabus que ainda perduram pela falta de informação. Então certamente abraçamos o Novembro Verde”, completou o vereador.

Reversão - Nelson Souza ressalta que o senador Lucas Barreto liberou R$ 1 milhão, de emenda parlamentar para custear despesas com a realização de cirurgias de reversão de pacientes ostomizados. “Em breve, deverá iniciar as avaliações dos pacientes aptos para serem submetidos a cirurgia de reversão”, reforça o parlamentar. O recurso já está disponível na conta do Governo do Amapá e o convênio será com o hospital São Camilo e São Luís.

No Amapá são aproximadamente mil pacientes ostomizados, enquanto que no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, até 2017, eram 400 mil ostomizados.

Ascom Nelson Souza
Foto: Jaciguara Cruz