Vereador Alexandre Azevedo aprova Moção de Aplausos a militares do 2º BPM que salvaram criança engasgada com leite materno

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 16/09/2021 21h55, última modificação 16/09/2021 21h55

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, Moção de Aplausos pelo Ato de Bravura-Salvamento a cinco militares do 2º Batalhão da Polícia Militar, na Zona Norte de Macapá. A matéria foi proposta pelo vereador Alexandre Azevedo (PP) e apreciada em plenário na 19ª Sessão Ordinária da Casa de Leis, nesta quinta-feira, 16 de setembro.

A Moção de Aplausos foi concedida a equipe de militares composta pelo Sd Noá, Sd Fábio Corrêa e Sd. Matos, além do Cb M. Duarte, comandada pelo Cp. M de Souza. Eles salvaram a vida do pequeno Heitor Raniel, de 1 ano e 5 meses, que chegou ao quartel nos braços da mãe, desacordado e engasgado com o leite materno.

O caso aconteceu no dia 8 de setembro passado, por volta das 15h01min. Glauciane Brasão de Sousa, moradora do Parque dos Buritis, mãe da criança, buscou atendimento de emergência no 2° BPM. Ela trazia consigo o filho Heitor desacordado. Após rápido levantamento de informações, foi adotada a manobra de Heimlich (método de desobstrução de vias aéreas), visto que a causa provável do episódio seria engasgamento com leite materno.

Após o primeiro atendimento, a equipe da VTR 1921 rapidamente deslocou-se ao Corpo de Bombeiros próximo, e em seguida prestou apoio para conduzir a criança até o Pronto Atendimento Infantil.

A ação dos policiais foi de extrema importância para o salvamento do menor Heitor com as condutas individualizadas dos militares: ST Noá pediu via rádio apoio especializado, à equipe 1921 comandada pelo CB M. de Souza e composta pelos soldados Fábio Corrêa e Matos que rapidamente tomaram a decisão de deslocar para o 2º GBM, e por fim, o CB M. Duarte que juntamente com o SD Matos realizaram a manobra no menor.

Heitor Raniel recebeu alta médica e encontra-se com os pais.

Requerimentos – Durante a sessão, Alexandre Azevedo ainda teve mais três requerimentos aprovados. Requerimento nº 2.407/21-CMM, solicitando ao secretário da SEMOB, reforma da passarela na Avenida Professor Caramuru, no Bairro Universidade; Requerimento nº 2.408/21-CMM, solicitando ao Secretário da SEMOB, terraplanagem e asfaltamento na Rua Marabaixo, entre as Avenidas Hermes Monteiro e Lourenço de Sá, no Bairro Jardim Felicidade II; e Requerimento nº 2.409/21-CMM, solicitando ao secretário da SEMOB, reforma da passarela na Travessa Joaquim Nabuco, no Bairro Universidade.

Ascom/Alexandre Azevedo
Foto: Jaciguara Cruz