Indicação do vereador Rinaldo solicita recursos para construção do Laboratório Central do município de Macapá

por danielle.duarte — publicado 28/03/2017 16h07, última modificação 28/03/2017 16h07

Visando ampliar o atendimento gratuito para a população, o vereador Rinaldo (PSOL) entrou com uma indicação junto ao senador Davi Alcolumbre (DEM) para que o parlamentar direcione recursos federais para a construção do Laboratório Central do município de Macapá. Atualmente, os exames são feitos em apenas cinco UBS’s. A demanda foi elaborada junto com os profissionais de saúde do município ainda no período eleitoral de 2016.

A proposta do laboratório é também diminuir o tempo de espera dos resultados e a disponibilidade de novos exames na rede municipal de saúde. Segundo o vereador, a rapidez no resultado e a ampliação do número de exames otimizarão os diagnósticos no momento da consulta.

“Ter uma celeridade nos resultados ajuda o paciente começar mais cedo o tratamento. E aumentar as opções de exames fará com que as pessoas mais necessitadas não precisem pagar um laboratório particular”, argumenta Rinaldo.

As UBS’s Perpétuo Socorro, Lélio Silva, Marabaixo, Rubim Aronovitch e Marcelo Cândia possuem laboratórios e fazem aproximadamente 17 mil atendimentos por mês. Entre os exames estão PCCU, tipagem sanguínea, bacteroscopia de secreção, hemograma, EAS, EPF, VDRL, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, PSA, T3 e T4, TSH e PSA.

“A Secretaria Municipal de Saúde tem corpo técnico para ampliar os atendimentos, mas falta a estrutura física adequada. Por isso, é importante alocar recursos federais para atender a população”, conclui o vereador.