Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é homenageada na Câmara Municipal de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 27/09/2022 12h37, última modificação 27/09/2022 12h37

Como parte das celebrações que antecedem a maior festa católica do Norte do Brasil, o Círio de Nazaré, a imagem peregrina da santa padroeira da Amazônia, foi recepcionada no plenário da Câmara Municipal de Macapá, na manhã desta segunda-feira, 26 de setembro. A imagem foi recebida pelo presidente em exercício da CMM, vereador Cláudio (União Brasil) e demais parlamentares e servidores, que na ocasião puderam fazer suas preces e cantar em reverência a santa, considerada pelos cristãos católicos, a mãe de Jesus.

Membro da coordenação do Círio, Renata Santos afirmou que as peregrinações representam um momento muito especial de renovação da fé, após dois anos sem cerimônias abertas ao público devido a pandemia: “ Um momento de fé e esperança pós pandemia, porque passamos dois anos sem a presença da imagem consagrada nas ruas de Macapá. Pedimos que ela interceda por todas as famílias e por todos os servidores dessa Casa de Leis para que possam, através do trabalho desenvolvido aqui, levar amparo e mais dignidade à população da nossa cidade”, declarou.

Após as boas-vindas a imagens, feitas também pela vereadora Luany Favacho (PROS), e o encerramento da cerimônia, a imagem peregrina visitou as dependências do prédio da CMM. Para o vereador Cláudio, o Círio representa uma ocasião muito importante para consolidação do amor e da fé dos cristãos: “Pedimos que Nossa Senhora de Nazaré interceda por todo o povo amapaense, trazendo paz para os lares. O Círio é a festa maior da nossa gente e uma data tradicional que renova a fé no coração de todos”, acrescentou o presidente em exercício.

O tema deste ano escolhido pela igreja em Macapá é: “Maria de Nazaré, intercedei por nós: sem paz não temos alegria, sem amor não temos vida” uma representação da busca por dias melhores. A retomada da procissão pelas ruas da capital no segundo domingo do mês de outubro e que reúne milhares de pessoas, marca o retorno da festa mais aguardada pela comunidade católica.

Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento