Dudu Tavares apresenta Projeto de Lei que torna o Marabaixo patrimônio cultural imaterial de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 09/04/2021 17h51, última modificação 09/04/2021 17h51

O Projeto de Lei (PL) do vereador Dudu Tavares (PDT) vai elevar o Marabaixo à condição de patrimônio imaterial do município de Macapá e prevê a criação do Dia Municipal do Marabaixo, em 16 de junho. As propostas foram apresentadas nesta quinta-feira, 8, durante sessão virtual da Câmara Municipal de Macapá.

O vereador destacou que o Governo do Amapá e o IPHAN já reconhecem o Marabaixo como patrimônio cultural imaterial e agora chega a vez do município fazer justiça cultural com esse reconhecimento.

“Não poderíamos deixar de fazer justiça por tia Venina, tia Chiquinha e por tantas mulheres e homens que deram o suor e sangue para garantir a ancestralidade e a permanência viva da cultura que eles trouxeram de seus bisavós e avós. Essa iniciativa valoriza e protege diversas comunidades tradicionais que vestem colorido e com o sorriso no rosto mantém viva a nossa cultura”, destacou Dudu Tavares.

De acordo com o texto do PL, caberá ao Executivo Municipal fomentar e apoiar as manifestações culturais do Marabaixo, incluindo a data no calendário oficial de eventos para dar prioridade na celebração de convênios e aporte de recursos. Além disso, a prefeitura deverá promover e proteger as características atuais da manifestação cultural para impedir censuras que tragam perda da essência natural da tradição.

A propositura colocará a expressão artístico-cultural vivenciada pelas comunidades tradicionais, em definitivo, como parte da identidade cultural do povo macapaense.

Ascom/Dudu Tavares