Codevasf apresenta projeto de revitalização da orla do Cidade Nova e Perpétuo Socorro na Câmara de Vereadores

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 07/06/2022 14h15, última modificação 07/06/2022 14h15

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf -, Marcelo Moreira, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá, durante a 24ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 7 de junho, para apresentar o projeto de revitalização da Orla dos bairros Cidade Nova e Perpétuo Socorro na capital. A reunião dirigida pelo presidente da Casa, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), contou com as presenças do governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), do prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Cidadania), do senador Davi Alcolumbre (União Brasil) e demais autoridades.

Marcelo Moreira falou da contratação da empresa especializada para a elaboração de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA), projetos básico e executivo de engenharia, para construção da obra de contenção com 1,5 km de extensão, na orla dos Bairros de Cidade Nova e Perpétuo Socorro. A empresa responsável é a Engeplan.

Recursos - O valor do contrato para esse estudo é de R$ 1.545.738,37 (um milhão e quinhentos e quarenta e cinco mil e setecentos e trinta e oito reais e trinta e sete centavos). O recurso é oriundo de emenda do senador Davi Alcolumbre.

A obra em si está estimada em 130 milhões de reais. Esse recurso deve vir por meio de emendas parlamentares. A execução poderá ser feita pela própria Codevasf ou por meio de convênio com o Governo do Amapá ou Prefeitura de Macapá.

Os representantes da empresa Engeplan, engenheiros Elias e Gustavo, fizeram a apresentação do projeto aos vereadores. A população pode acompanhar a sessão por meio das redes sociais da Câmara.

Atualmente, o muro de arrimo do Cidade Nova e Perpétuo Socorro se encontra deteriorado. Com buracos no passeio público, que vão de um lado a outro, a situação coloca em risco a integridade física das pessoas. A região tem todos os elementos para voltar a ser um ponto turístico e um dos principais cartões postais de Macapá.

Falas – O presidente da Codevasf disse que a modernização da orla vai gerar maior mobilidade urbana, maior comodidade com espaço de entretenimento, lazer e bem estar a toda população. “A obra vai gerar maior segurança a comunidade, visto que a atual está bem desgastada. Vamos ampliar a orla em 10 metros, avançando em direção ao rio, criando assim mais espaço para o lazer e turismo”, pontou.

O senador Davi Alcolumbre agradeceu a Codevasf, na pessoa do presidente Marcelo Moreira, do governador Waldez Góes, dos vereadores de Macapá. “É uma obra que tem uma envergadura, que vai alavancar o nosso turismo e a economia local. Iremos nos empenhar para viabilizar recursos financeiros para a execução da obra. O projeto é moderno e vamos ter uma orla que não vai deixar nada a desejar a nenhuma outra do nordeste ou sul do Brasil”, garantiu.

Waldez Góes ressaltou que, se depender do Governo do Estado, o Amapá está preparado para executar grandes obras. “Quero agradecer ao senador Davi Alcolumbre pelo incentivo a esta obra tão impactante que vai contemplar segurança pública, lazer, entretenimento e economia”, observou.

Para o prefeito Antônio Furlan, a obra é de fundamental importância para o desenvolvimento da cidade, para o turismo e para a cultura empreendedora. “A Prefeitura de Macapá apoia a iniciativa, visto que essa obra vai se associar ao nosso projeto Orla Viva, gerando benefícios, melhor infraestrutura e beleza para toda a frente de nossa cidade”, frisou.

O presidente Marcelo Dias avaliou o momento como importante para a cidade de Macapá e para o Legislativo Municipal. Segundo ele, mais uma vez a Câmara de Vereadores está sendo protagonista de importantes acontecimentos. “Temos recebido sistematicamente aqui, nossa bancada federal, prefeito e governador para prestação de contas. Essa obra é um marco histórico para o desenvolvimento do lazer e turismo naquela região da cidade”, declarou.

Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento