Câmara de Macapá realiza audiência pública para debater a exploração do petróleo na costa do Amapá nesta sexta-feira

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 26/05/2023 16h09, última modificação 26/05/2023 16h09

Nesta sexta-feira, 26 de maio, a Câmara Municipal de Macapá realiza audiência pública com o tema “Exploração do Petróleo na Costa do Amapá - Petróleo Sim, Miséria Não -”. O debate acontece no plenário da CMM, com início às 9 horas.

A audiência pública será presidida pelo vereador Marcelo Dias (Solidariedade), presidente da Casa de Leis, que propôs o debate. O evento deve contar com a participação de senadores, deputados federais, deputados estaduais, representante do IBAMA e do prefeito da capital, Antônio Furlan, entre outras autoridades.

Segundo Marcelo Dias, a proposta da audiência pública é debater o que a exploração do petróleo na costa amapaense pode representar em termos de desenvolvimento econômico e social para todo o Amapá. “Essa decisão negativa do IBAMA condena o nosso Estado ao atraso e seu povo a miséria”, criticou.

O parlamentar declarou que não é contra a preservação do meio ambiente, mas é necessário levar em conta, além do critério técnico, o lado social da população que vive na região. “Queremos ter o direito de explorar nossas riquezas, assim como está acontecendo na Guiana e no Suriname, onde o PIB (Produto Interno Bruto) aumentou em mais de 40%, a partir da exploração do petróleo naquela região. Nosso povo também precisa ter o direito de uma melhor qualidade de vida”, ponderou.

Na semana passada, o IBAMA negou o pedido de licença à Petrobras para pesquisar o potencial do campo na costa amapaense com previsão de produção de 14 bilhões de barris de petróleo. Parecer do instituto diz que, entre outros pontos, a Petrobras não apresentou garantias para a fauna local em caso de acidente com derramamento de óleo.

O campo de prospecção fica a 174 quilômetros da costa amapaense e a 540 quilômetros da foz do Rio Amazonas.

Serviço: Audiência Pública com o tema “Exploração do Petróleo na Costa do Amapá – Petróleo Sim, Miséria Não -”.
Local: Plenário da Câmara Municipal de Macapá
Hora: 9 horas
Data: 26 de maio de 2023
Sugestão de Entrevistas: Vereador Marcelo Dias, senadores, deputados federais e estaduais e etc.....

Secom/CMM
Contato: Volney Oliveira, secretário de Comunicação (96)99156-0277
Foto: Jaciguara Cruz