Aprovado PL do vereador Marcelo Dias que cria o Programa “Doadores do Futuro”

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 06/10/2021 11h27, última modificação 06/10/2021 11h27

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 080/21-CMM, de autoria do vereador Marcelo Dias (Solidariedade), que institui no município de Macapá o Programa “Doadores do Futuro” em todas as escolas da rede pública e privada de ensino. A matéria foi apreciada na 24ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 5 de outubro.

Pelo PL, o programa tem a finalidade de conscientizar os alunos da rede pública e privada de Macapá sobre a doação voluntária de sangue e medula óssea. A proposta consiste que sejam promovidos cursos, durante o período de aula, de orientação e conscientização sobre a importância da doação, podendo para tal, haver a colaboração de profissionais específicos da área de hematologia/saúde.

Para Marcelo Dias, é de fundamental importância buscar, desde cedo, essa conscientização sobre doação de sangue e medula óssea nas crianças no ambiente escolar. “Nossas crianças precisam ter conhecimento que podem ajudar a salvar vidas com o simples gesto de amor ao próximo, que é doar sangue e medula. Cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas”, lembrou.

Mais projeto – Na mesma sessão, Marcelo Dias também teve aprovado o Projeto de Lei nº 102/21-CMM, que cria no calendário oficial de eventos do município de Macapá, a Semana da Conscientização do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) e Transtorno de Personalidade Borderline (TPB). A proposta é destinada a toda a população e amplamente divulgada em toda a rede pública e privada de ensino e de saúde do município.

O PL diz que a semana deverá ser realizada anualmente na segunda semana de setembro, mês voltado à conscientização da depressão e da saúde mental. O principal objetivo da propositura é a desconstrução de preconceitos para com aqueles que vivem essa realidade.

“Esses tipos de transtornos, depressão e ansiedade estão muito evidentes em nossa sociedade, com a pandemia. Nosso PL vem propor abrir a discussão e buscar a conscientização sobre esses graves problemas que atingem nossa população”, finalizou Marcelo Dias.

As matérias seguiram para a sanção do prefeito António Furlan (Cidadania).

Ascom/Marcelo Dias
Foto: Jaciguara Cruz